Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Notícias

07/Jul

Águas termais impulsionam turismo de inverno

Mesmo com a agroindústria e a produção agrícola no topo da economia regional, o Oeste também aposta no desenvolvimento do turismo pelas águas termais.

Nas cidades de São Carlos, São João do Oeste e Itá, por exemplo o gosto dos turistas pelo calor natural das águas termais, atrai anualmente mais de 100 mil pessoas. Só em São Carlos, em média 30 mil banhistas visitam as piscinas todos os anos.

Fontes de águas ricas em minérios, são responsáveis pelo abastecimento de um dos maiores resorts do Oeste do Estado. O Pratas Thermas Resort, localizado em São Carlos, é reconhecido pelas fontes de águas termais que guardam, no subsolo, um tesouro que muita gente vem procurar. Exemplo disso é Alice Satake Ziolkowski, de Curitiba (PR), que aos 73 anos não abre mão de piscinas quentinhas para aquecer o inverno, e o destino escolhido para este ano foi o Oeste de Santa Catarina. “Sinto o corpo relaxar e a pele melhorar quando saio das piscinas. O poder das águas é realmente fantástico”, conta.

As águas quentes e sulfurosas atraem muito os turistas nesta época do ano, que vem em busca de lazer e saúde. Os benefícios deste recurso natural, já foram comprovados cientificamente e sua eficácia contra problemas respiratórios, cardíacos e estéticos são alguns exemplos de benefícios medicinal. “Temos uma grande procura pelo público de países vizinhos como Argentina, por exemplo, que vêm em busca destes benefícios. São pessoas que estão mais adeptos a essa cultura da cura pelo termalismo”, explica Fábio Sousa, diretor do Pratas Thermas Resort, localizado em São Carlos. Só em São Carlos, o público argentino representa 10% das hospedagens no inverno.

A pressão das rochas faz com que as águas cheguem até os hóspedes com temperaturas entre 36º a 45ºC. O sódio, o cloreto, o potássio e o cálcio são alguns dos componentes presentes nas águas termais. Imergir o corpo sobre essas águas é além de relaxar cuidar da saúde e contribuir para o seu bem-estar.

Números em SC

No total, 28 cidades são referências e possuem fontes hidrotermais em Santa Catarina. Locais oferecem ainda atividades ao ar livre, como caminhadas e esportes.

As estâncias estão distribuídas por todo o território catarinense. No Sul, as cidades de Tubarão, Gravatal, Santa Rosa de Lima e Armazém são destaques. Na Grande Florianópolis, as referências são Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Antônio Carlos. Já No Oeste, as cidades que possuem estâncias são Piratuba, Itá, Treze Tílias, Fraiburgo, Ouro, São João do Oeste, Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos e Quilombo.

Na Serra, destaque para Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema. Já no Vale do Itajaí, os visitantes podem encontrar águas termais em Timbó, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Benedito Novo.

Sobre Pratas Thermas Resort

No Balneário de Pratas, as margens do Rio Uruguai, a 44 km de Chapecó (SC), está o Pratas Thermas Resort. Reconhecido pelo tratamento diferenciado oferecido aos hóspedes, por sua água termo mineral, seus bangalôs com piscinas aquecidas naturalmente e rica gastronomia, o resort é indicado para aqueles que procuram descanso, conforto e lazer.

O resort oferece pacotes com programação especiais de recreação e serviços de massagem e beleza. Entre os serviços estão hidromassagens, hidroginástica, caminhadas e alongamentos que são realizados com acompanhamento de profissionais qualificados.

Fonte: https://www.robertolorenzon.com.br/aguas-termais-impulsionam-turismo-de-inverno/



Outras Notícias

06
Ago
Chapecó sedia evento técnico de referência na suinocultura
Chapecó sedia a partir de hoje, até está quinta (8), 12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. O evento reúne as mais importantes discussões relativas aos... Leia Mais
10
Jul
Chapecó mostrará ações de sustentabilidade na Cúpula Mundial de Cidades
O prefeito Luciano Buligon é uma das 300 autoridades mundiais (14 da América Latina) convidadas para a Cúpula Mundial das Cidades (10th World Cities Summit... Leia Mais
04
Jul
Bem Casados 2019 é marcada pela tecnologia e sustentabilidade
Bem Casados 2019 é marcada pela tecnologia e sustentabilidadePara a próxima edição, a comissão organizadora tem o desafio de tornar a feira LixoZeroO maior... Leia Mais
02
Jul
Marcada audiência pública sobre concessão do aeroporto de Chapecó
Aviso de Consulta e Audiência Pública Nº 001/2019 - Aeroporto Serafim Enoss BertasoO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ, Estado de Santa Catarina, torna público, para... Leia Mais

Nossos Parceiros