Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Notícias

02/Fev

Observatório vai acompanhar ações de integração do turismo de SC

Responsável por 12,5% do PIB de Santa Catarina e pela geração de 122 mil empregos, o setor de turismo ganhou uma nova ferramenta de promoção e desenvolvimento. Trabalho liderado pela Fecomércio-SC e pelo Senac mapeou 242 ações para estimular a atividade em 12 regiões do Estado (veja a lista ao lado), chamadas de instâncias e que abrangem 184 municípios, com cobertura em praticamente todo o território catarinense. São medidas consideradas prioritárias para proporcional um novo salto para atração e qualificação do atendimento dentro do segmento.

Batizado de Turismo Catarinense em Movimento, o estudo é fruto de um ciclo de encontros feitos em todo o Estado que reuniram agentes do trade turístico e representantes do poder público e de entidades representativas. Os detalhes serão apresentados em um evento na próxima terça-feira em Florianópolis, mas a coluna antecipa alguns pontos. Em cada uma das regiões, foram listadas ações dentro de cinco fatores críticos: infraestrutura, gestão e governança, inovação, legislação e qualificação. Melhorar a sinalização turística e as vias de acesso às cidades, por exemplo, são demandas comuns de todas elas.

— Nós sabemos que não só na área do turismo, mas a infraestrutura do Estado inteiro é um dos grandes gargalos para o desenvolvimento econômico — avalia o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

Um dos grandes objetivos do trabalho é promover uma rede de cooperação entre as instâncias, identificando gargalos e oportunidades. Não é novidade que há um desejo expresso e antigo de lideranças do ramo de dessazonalizar e descentralizar o turismo. O entendimento geral é que o Estado tem riquezas e diversidade cultural e natural que não se restringem apenas ao Litoral e às praias, e que são capazes de atrair turistas nacionais e estrangeiros em todas as estações e durante todo o ano.

O andamento das ações poderá ser acompanhado pelo Observatório do Turismo, que também será lançado na terça-feira. Cópias dos documentos serão entregues aos governos federal e estadual, secretaria de Desenvolvimento Sustentável, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, empresários, associações e entidades civis.

De acordo com o presidente da Fecomércio-SC, Santa Catarina é a primeira unidade da federação do país a integrar as demandas regionais, o que está alinhado às diretrizes da política nacional do setor. Na prática, isso pode permitir ao Estado largar na frente para pleitear recursos para a promoção do turismo.

As 12 instâncias mapeadas (184 municípios contemplados)

Caminho dos Canyons

Caminho dos Príncipes

Caminhos da Fronteira

Caminhos do Alto Vale

Costa Verde e Mar

Encantos do Sul

Grande Florianópolis

Grande Oeste

Serra Catarinense

Vale das Águas

Vale do Contestado

Vale Europeu

__________________________

Por Pedro Machado / NSC Total




Outras Notícias

22
Fev
Turismo segmentado e com foco nas regiões de SC são prioridades da presidente da Santur
A Santur vai absorver as atribuições relacionadas ao turismo que antes eram da SOLA nova presidente da Santur S.A., Flavia Didomenico, tomou posse na tarde... Leia Mais
14
Fev
Comitê debate estratégias de turismo termal no Oeste Catarinense
Chapecó, 14/02/2019A Administração Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou esta semana o encontro do Comitê Gestor... Leia Mais
14
Fev
Prefeitura de Chapecó lança o Programa Lixo Zero
Chapecó, 13 de fevereiro de 2019 - quarta-feira – A Administração Municipal de Chapecó reuniu a sociedade na manhã desta terça-feira (12/02), no Centro... Leia Mais
06
Fev
Brasil receberá turistas de 83 países durante a Copa América
Arena Corinthians receberá jogos da Copa AméricaA 46ª edição do Conmebol Copa América, que acontece entre os dias 14 de junho e 7 de julho, já vendeu mais... Leia Mais

Nossos Parceiros