Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Notícias

12/Dez

Organização da oferta em turismo rural

A incorporação do turismo na rotina de uma propriedade não pode ser improvisada sem uma análise cuidadosa dos riscos e oportunidades. Um dos primeiros passos nesta direção é a sensibilização dos proprietários rurais sobre as mudanças que o turismo pode provocar, como o aumento do trânsito, alteração da rotina da propriedade, aumento da geração de resíduos, necessidade de compra permanente de insumos, qualificação de funcionários, gestão de risco de acidentes e ajustes legais no cadastro da propriedade, entre outros.

É desejável que o empreendedor entenda o processo de planejamento do turismo para poder inventariar e diagnosticar os recursos locais e regionais e, a partir deles e do interesse da demanda, prever serviços, equipamentos e infraestrutura necessários para proporcionar atividades recreativas e culturais internas e externas adaptadas aos distintos públicos do negócio.

Ainda no planejamento, é recomendável exercitar cenários, considerando seus principais diferenciais frente a um perfil claro de turista/visitante, no que diz respeito a variáveis como faixa etária, poder aquisitivo, tempo médio de permanência, número de acompanhantes, expectativa de atividades, etc. Isto significa não só conhecer as variáveis que servem para caracterizar um público, mas desenvolver habilidades de coleta, associação e análise de informações para fundamentar a tomada de decisões.

Também é preciso avaliar o espaço físico disponível e desenvolver um projeto harmônico, que respeite e valorize as questões culturais, físicas e da paisagem. Questões relacionadas à segurança, higiene, acessibilidade também passam a fazer parte da preocupação do empreendedor. Após as decisões relativas às adaptações necessárias, é preciso quantificar o montante de recursos necessários para realizá-las. Mais do que isso, uma decisão de investimento pode ser difícil de ser tomada, pois o risco envolvido gera insegurança.

Alguns instrumentos de análise de projetos e elementos básicos de matemática financeira podem ser úteis para estudar possibilidades de retorno e gerar confiança, mas é a prática do processo decisório que proporciona convicção. A tomada de decisões em grupos, envolvendo parceiros regionais, pode ser um bom caminho no exercício de desenvolvimento do processo, e estudos de distintos cenários de investimento e prazos de retorno podem contribuir para a identificação de uma solução mais próxima às reais possibilidades do empreendedor.

A avaliação do montante a ser investido deve considerar, dentre outros fatores, o preço que o cliente está disposto a pagar e qual a rentabilidade projetada, quais produtos e serviços poderão ser oferecidos, número de funcionários necessários, quais os meios de comunicação serão utilizados e, fundamentalmente, que o turismo é uma atividade sazonal, com períodos de alta de baixa demanda.

O empreendedor rural só poderá prever todos estes aspectos se já possuir alguma intimidade com a operação de meios de hospedagem e/ ou de alimentação. Portanto, é evidente que treinamentos complementares e apoios de técnicos na área são de grande utilidade.

O bom funcionamento de um estabelecimento de Turismo Rural é respaldado por um conjunto de práticas comerciais, administrativas e operacionais, e o ajuste destas práticas às características estruturais e conjunturais da demanda, da oferta concorrencial e do mercado turístico depende não só do conhecimento dos instrumentos e práticas tradicionalmente aplicados pelos serviços turísticos, mas também do desenvolvimento de uma aptidão analítica do proprietário rural para conciliar com a dinâmica típica do meio rural.

O esforço pela satisfação das expectativas do consumidor, a antecipação de suas necessidades e a habilidade de atender suas vontades alinhadas às mudanças das estações do ano, as oscilações do clima, a imprevisibilidade do comportamento dos animais e a necessidade de ser vendida “qualidade com rusticidade e autenticidade” fazem do turismo rural um negócio bastante desafiador… Mas não impossível!

Para ter sucesso, o empreendedor precisa saber que existe este conjunto de fatores a ser considerado e estar disposto a compreender esta dinâmica, lembrando sempre que o Turismo Rural está fundamentalmente relacionado às boas práticas da sustentabilidade e a valorização de características do meio rural.

Abrir mão dessas características é perder a essência da atividade, transformando-a em outro tipo de turismo que não o tipicamente rural. Vamos em frente!


Fonte: https://brasilturis.com.br/organizacao-da-oferta-e...



Outras Notícias

21
Jan
Flavia Didomenico assume a presidência da Santur
A nova presidente da Santur é natural de Chapecó e reside em Florianópolis (Foto: Maurício Vieira/Divulgação)Flavia Didomenico é a nova presidente da Santur.... Leia Mais
17
Jan
As Tendências das mudanças na Indústria da Hospitalidade Corporativa (de 2.0 Para 3.0)
A indústria da hospitalidade vem passando por enormes mudanças e interrupções nas últimas duas décadas. Neste ambiente, os participantes da indústria estão... Leia Mais
16
Jan
Gol completa 18 anos com 450 milhões de paxs transportados
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes completa hoje 18 anos de aviação. Em quase duas décadas de mercado, a transportadora presidida por Paulo Kakinoff transportou... Leia Mais
14
Jan
Realidade dos viajantes corporativos está mudando; veja como
Ao longo dos últimos anos, as modernizações tecnológicas e a maior autonomia dos viajantes corporativos vêm mudando a forma como eles trabalham e se deslocam.... Leia Mais

Nossos Parceiros