Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Mercoagro apresenta inovações e oportunidades para expositores locais

Para explanar sobre a organização e ouvir sugestões sobre a Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) reuniu, nessa terça-feira (31), expositores locais. O presidente Josias Mascarello, o gerente do projeto Mercoagro Nadir José Cervelin e o diretor de Feiras e Eventos Bento Zanoni relataram as melhorias realizadas no Parque de Exposições Tancredo Neves, inovações e todo o planejamento da feira.

Mascarello frisou que os pavilhões do parque de exposições receberam melhorias físicas para maior segurança das operações internas e conforto dos visitantes e expositores. “Nós assumimos a realização da Mercoagro na última edição e não medimos esforços para fazer a melhor feira tanto para expositores como para visitantes-compradores. O resultado veio com a confiança dos expositores que retornaram para a edição de 2018. Há um ano da feira, estamos com 90% dos espaços comercializados e a expectativa é finalizar o ano com 100% de vendas”, salientou.

Uma série de inovações está em planejamento para tornar mais rápida, útil, confortável e agradável a presença dos mais de 15 mil compradores que visitarão a 12ª edição da Mercoagro. De acordo com Cervelin, essas inovações estarão ancoradas em plataformas físicas e digitais e garantirão segurança e rapidez em inscrição e credenciamento, recepção, encaminhamento de informações, atendimento in loco, hospedagem etc.

Para o diretor da Usinox, Lázaro Hemeque, a Mercoagro é o principal canal de divulgação da empresa, que só não participou das duas primeiras edições da feira. “A cada edição as expectativas são superadas e essa conversa com os organizadores é importante e valoriza os expositores da região”, comentou.

Foram apresentados os eventos paralelos da Mercoagro. Entre eles está o 12º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, previsto para o dia 12 de setembro, no horário das 8 às 12h30, no auditório do campus da Unochapecó. O Seminário será estruturado e coordenado pelo SENAI Chapecó e focalizará as técnicas e inovações mais expressivas e surpreendentes do mercado mundial de carnes. Contará com palestras nacionais e internacionais de alto nível. “Serão cinco palestras e está prevista uma visita ao campus da Unochapecó para conhecer os laboratórios e o que a universidade tem para oferecer ao setor produtivo”, destacou Cervelin. Dentre os eventos apresentados merecem destaque os Classificados da Feira, Sessões de Negócio, Rodada de Negócio e Mercoagro on Business, dedicados para direcionamento de geração de negócios para os participantes da feira.

Outra inovação será o aplicativo – que está sendo desenvolvido – para baixar e usar em dispositivos móveis com as informações concentradas sobre a Mercoagro. A Comissão Central também mantém contatos com os restaurantes para criar um cardápio temático-gastronômico especial, compatível com os objetivos da Mercoagro que representa o universo da indústria de processamento de carne.

O sistema de confirmação de reservas de hotéis começa a ser utilizado em dezembro. Acordo firmado com o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares e com o Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau em agosto estabeleceu que até o dia 1º de dezembro deste ano serão definidas as tarifas de cada hotel que serão praticadas em setembro de 2018, durante a feira. A tabela com os valores das diárias será publicada no site oficial (www.mercoagro.com.br).

Patrocinador da reunião, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) adiantou que estará presente para contribuir na viabilização de negócios. “Muitos investimentos são de longo prazo e precisam de financiamento. Estaremos com um atendimento especial para os expositores antes, durante e depois da feira”, comentou o gerente regional para a Região Oeste, Paulo César Antoniollo.

ORGANIZAÇÃO

A ACIC está mantendo ampla articulação com a Administração Municipal, as organizações de representação da indústria e dos centros de pesquisa, o empresariado e demais parceiros – especialmente hotéis e prestadores de serviços – para assegurar plenas condições técnicas, institucionais e logísticas para a realização da próxima edição. A Mercoagro 2018 está programada para o período de 11 a 14 de setembro de 2018 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Terá 160 estandes com 250 marcas representadas. A previsão é de 15 mil visitantes/compradores e negócios da ordem de 160 milhões de dólares.