Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Lançado oficialmente o III Seminário Mercosul Cidadão

De 29 de novembro a 1º de dezembro de 2017 a capital do oeste será também a capital do Mercosul. Autoridades e lideranças do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai estarão reunidas em Chapecó no III Seminário Mercosul Cidadão. O evento foi lançado na tarde desta sexta-feira (13), no estande da Prefeitura, dentro da programação da Exposição-Feira Agropecuária Industrial e Comercial (Efapi).

O coordenador geral do seminário e diretor de Articulação Política da União de Parlamentares Sul Americanos (UPM) e do Mercosul, Flavio Monteiro disse que é um momento importante de reflexão e troca de experiências entre os países na busca por políticas públicas que reflitam em melhores condições para os cidadãos. Uma das discussões mais importantes deve girar em torno das tratativas para a implantação da Rota do Milho, que tem como objetivo viabilizar a importação do grão do Paraguai e, assim, reduzir as distâncias e os custos para produtores e agroindústrias locais. “A Rota do Milho diz respeito não só a questões econômicas, mas interfere diretamente na qualidade de vida da população, à medida que menos custos significam mais crescimento e, consequentemente, mais empregos”, diz Monteiro.

O deputado estadual Altair Silva, que representou o também deputado e presidente do Bloco Brasileiro da UPM Rodrigo Minotto ressaltou a importância de Chapecó para o Mercosul. “Estamos numa cidade polo, de posição geográfica estratégica e esperamos que na data do seminário possamos estar celebrando a passagem da primeira carreta pela Rota do Milho”.

O prefeito de Chapecó e presidente da Comissão de Relacionamento com autoridades locais da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul Luciano Buligon apresentou a programação do evento e destacou que será também um momento de celebrar a vida e solidariedade. Não por acaso a data escolhida é o dia em que a tragédia da Chapecoense completará um ano. “Foi um dos momentos mais difíceis da nossa história, mas superamos a dor e nos transformamos na capital da solidariedade. Fica o legado que devemos levar adiante os planos, celebrar a vida em respeito aos que partiram”.

Durante o seminário, será inaugurado o Monumento da Paz, no Parque Medellín, localizado no Loteamento Avenida. O evento encerrará as comemorações pelo centenário de Chapecó. “Somos nações diferentes, mas desejamos que o idioma não nos separe e que possamos nos integrar cada vez mais pela solidariedade e pelas ações em benefício do interesse dos nossos povos”, finaliza Buligon.

PROGRAMAÇÃO

O III Seminário Mercosul Cidadão será realizado de 29/11 a 01/12, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. Integram a programação oficinas e palestras, além de diversos eventos paralelos, como o IV Fórum de Turismo do Mercosul, XIV Fórum do Corredor Bioceânico Central, II Fórum do Corredor da Proteína Vegetal, II Encontro de Autoridades Locais, II Encontro das Universidades do Mercosul e Reunião do Fórum de Mulheres do Mercosul.

Também será realizado um culto ecumênico no dia 29 de novembro, às 18h30.