Chapecó e Região Convention & Visitor Bureau

Municípios do Oeste apresentam atrativos turísticos na EFAPI 2017

Mostrar o potencial turístico dos municípios do extremo oeste, oeste e meio oeste catarinense é a intenção do Espaço Turismo Sebrae na Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 50 ANOS), no período de 6 a 15 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo Neves. Organizado pelo Sebrae/SC em parceria com a prefeitura de Chapecó e O Conselho Regional de Turismo do Grande Oeste (Conturoeste), o estande tem a participação de 17 municípios e entidades.

Além do Sebrae/SC e Conturoeste, estarão presentes as prefeituras de Ouro Verde, Xanxerê, União do Oeste, Caibi, São João do Oeste, Faxinal dos Guedes, Arvoredo, Santigo do Sul, Passos Maia, Águas de Chapecó, Chapecó, São Carlos, Formosa do Sul, Quilombo e Água Mineral Ilha Redonda.

De acordo com a consultora credenciada do Sebrae/SC, Simone Pompermaier, o Sebrae/SC atua intensamente para o fortalecimento do turismo no grande oeste. “Quando se fala em turismo, é comum pensar no litoral do Estado, mas temos muitas atrações na região, principalmente relacionadas ao turismo rural, que merecem ser exploradas e que podem atrair um grande público”.

Para os municípios, a geração de renda é um dos propósitos do turismo que precisa ser visto como uma atividade econômica que exige planejamento, organização e investimentos. O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, lembra que o turismo rural, além de representar uma tendência, está totalmente em sintonia com as características da região, por isso tem condições de ser trabalhado em muitas cidades. A oportunidade proporcionada pela comissão organizadora da EFAPI, com a articulação do Sebrae/SC, contribui para que o público conheça o que existe de atrativos  e de potencial de visitação na região. A geração de emprego e renda e ampliação do número de novos negócios faz parte do propósito destes municípios através do incremento da atividade econômica do turismo”.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, destaca a importância de participar da EFAPI e demonstrar as potencialidades turísticas regionais. “Com a concretização dos projetos no segmento certamente, num futuro próximo, o grande oeste se tornará um ícone do turismo no Estado de Santa Catarina gerando emprego e renda aos municípios”.

ATRAÇÕES

Todos os dias haverá atrações culturais dos municípios no estande, além de degustação de produtos e sorteio de brindes. A programação contempla apresentação da Orquestra Sinfônica de São João do Oeste (dia 07, às 18 horas), lançamento do Rango Beer (dia 07, às 20 horas), apresentação da Orquestra de Viola (dia 09, às 20 horas), Oktoberb Fest Chapecó (dia 10, às 14 horas), Cultural Italiano da Colônia Cella de Chapecó (dias 10, às 17h30 e às 20h30), Vozes da Nossa Terra de Ouro Verde (dia 10, às 18 horas), Coral Cênico de Mãos de Xanxerê (dia 10, às 19 horas) e Danças Chica Pelega e Alma de Jagunço de Irani (dia 15, às 19 horas).

EXPRESSÃO

Com cerca de 400 expositores que representam todos os setores da economia sulbrasileira, uma expectativa de 400 mil visitantes (entre pagantes e não-pagantes) e uma previsão de negócios da ordem de 150 milhões de reais, a EFAPI (Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó), em sua 20a edição, tornou-se a maior exposição-festa-feira do sul do Brasil. Ela completa 50 anos e é parte dos festejos do Centenário de Chapecó.